terça-feira, 23 de julho de 2013

Parábola dos Servos Bons e Maus

"Quem é, pois, o despenseiro fiel e prudente, ao qual o Senhor confiará a direção de sua casa, para que em tempo devido distribua o alimento? Bem-aventurado aquele servo a quem o senhor, quando vier, achar assim fazendo! Em verdade vos digo que lhe confiará todos os seus bens. Mas se aquele servo disser no seu coração: Meu senhor tarda em a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo no dia porá a sua parte com os infiéis. E aquele servo, que souber a sua vontade, será castigado com muitos açoites; aquele, será punido com poucos açoites. A todo aquele a quem muito é dado, muito lhe será requerido; e a quem muito é confiado, mais ainda lhe será exigido!" (Mt, XXIV, 45-51 - Lc, XII, 42-48.)




O sentido da parábola é este:
Este ensino, que se constitui em verdadeiro mandamento para o "servo vigilante", deixa transparecer bem claramente aos olhos de todos, quais são os servos bons e quais são os servos maus que operam na seara divina.
Não são os que vivem da Religião, comendo e bebendo, que se salientam como obreiros do bem e da verdade!
Não são os que repudiam, condenam e excomungam seus semelhantes, que o Senhor escolheu para seus verdadeiros servos, mas, sim, os que são fiéis à sua palavra e prudentes no cumprimento de seus deveres!
Quem só trabalha pelo numerário, não pode interpretar o pensamento íntimo do Mestre; não pode, por isso, ser sábio. prudente e fiel.
O bom servo só faz os desejos e a vontade de seu senhor, o mau servo faz o que lhe apraz.
Aquele trabalha para cumprir seus deveres; este, por vil interesse e para satisfazer desejos bastardos.
Acresce ainda a circunstância de que os servos bons trabalham sempre, trabalham sem cessar, pois sabem que o trabalhador da última hora não é o que chega por último, mas sim o que trabalha até a última hora, e não regateia esforços para que todos os bens que lhe foram concedidos sejam postos em ação, estejam em movimento para vencerem juros.
O que nos foi confiado, não o foi para ser enterrado ou guardado, como aconteceu ao "talento" entregue ao mau operário, porém, sim, para ser por nós aproveitado e aproveitado pelos que lhe é dado; a quem muito é dado, muito se lhe pedirá; a quem pouco é dado, pouco se lhe pedirá.
Todas as parábolas de Jesus são exortações, convites, conselhos, mandamentos para o observância dos seus ensinos, mas exclusivamente dos seus ensinos, desembaraçados dos enxertos humanos e dos preceitos e mandamentos das igrejas de pedra.
O dia do Senhor é sempre hoje, e sua palavra está sempre guiando e ensinando aos que ele se chegam com boa vontade para aprenderem suas inestimáveis lições! O que disser, pois, "meu senhor tarda a vir". não é um Homem-Espírito, mas, sim, um ser animal que ainda não pode ultrapassar as barreiras que separam o instinto da inteligência, a vida do corpo, a vida da alma, o Reino do Mundo, do Reino de Deus!
Finalmente, os servos bons distinguem-se dos servos maus como se distinguem as laranjas pela sua doçura.

Extraído do livro Parábolas e Ensinos de Jesus - Caibar Schutel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.