sexta-feira, 22 de abril de 2016

Reforma Intima - Escala de Valores


O que é uma Escala de Valores?

 “Atribuir Valor a uma coisa, é não ficar indiferente a ela. Isto é a principal característica do valor”.

Escala de valores é como esses valores são organizados na escala de importância.

A nossa reforma interior tem algo a ver com essa escala de valores?

Sim.

O ser humano é o mais alto e nobre investimento da vida... Para atingir a sua culminância, atravessa diferentes fases que lhe permitem a estruturação psicológica, seu amadurecimento, sua individuação, conforme Jung.

A infância psicológica caracteriza o ser como imaturo, ambicioso, apaixonado, frustrante, irritadiço, que mata e mata-se, porque o significado da sua vida é o ego perturbador e finito, circular estreito e sem metas.

O amadurecimento psicológico é imperativo que surge naturalmente, ou por necessidade que se estabelece no processo da evolução.

 Onde o Ser supera o estado egocêntrico, para tornar-se útil socialmente, significando o rompimento com o círculo familiar da infância e abrindo-se à comunidade, que é a grande escola da vida.

“Cansado e evitando o elemento dor do contexto educativo, vai crescendo e passa a dar valores às coisas, fazendo uso da razão, da observação. Querendo vencer, superar sentimentos, organiza seus valores em ordem de importância.”

Essa escala dos valores rompe os limites das conveniências restritivas e interesseiras, para apoiar-se nos códigos da ética universal, ancestral e perene, que têm, por base, Deus, os seres, a natureza e o próprio indivíduo, compreendendo-se que o limite da própria liberdade começa na fronteira do direito alheio, nunca aspirando para si o que não gostaria de receber de outrem...

Assim... Aprende, se reforma. Evolui. Iluminasse.

Elaine Saes
Bibligrafia
https://sites.google.com/site/filosofiavaria/etica/valores---axiologia-ou-teoria-dos-valores
O Ser consciente - Divaldo Pereira Franco - Joanna de Ângelis
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.