domingo, 5 de junho de 2016

Qual a diferença entre mediunismo, mediunidade e Animismo.



MEDIUNIDADE
Recorde-se que mediunidade é faculdade (inata) encontrada nos seres humanos em todos os tempos. É expressão espiritual do ser, através de diferentes formas de manifestação, compatíveis com os níveis de evolução do Homem.
No livro O Espírito e o Tempo, o prof Herculano Pires analisa as manifestações mediúnicas através da história da humanidade e suas civilizações, identificando as fases de desenvolvimento dessa faculdade, dividindo-as em:
*Mediunismo Primitivo,
*Culto dos Ancestrais,
*Mediunismo Oracular,
*Mediunismo Biblíco e,
*Mediunidade Positiva.

MEDIUNISMO , termo criado pelo Espírito Emmanuel, designa as formas, as manifestações primitivas da mediunidade, constituindo o recurso natural de que o Homem dispõe para transcender sua condição primitiva, elevando-se no plano da mediunidade
A Mediunidade é o mediunismo desenvolvido, racionalizado, submetido à reflexão e ao entendimento, tornando-se instrumento de progresso humano.
A diferença entre Mediunismo e Mediunidade está na conscientização, na ética utilizada para estabelecer as relações com o Mundo Espiritual.

ANIMISMO
André Luiz, em seu livro Mecanismos da Mediunidade, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier, define animismo como sendo "o conjunto dos fenômenos psíquicos produzidos com a cooperação consciente ou inconsciente dos médiuns em ação."
Já Richard Simonetti, em seu livro Mediunidade – Tudo o que você precisa saber, diz que animismo, "na prática mediúnica, é algo da alma do próprio médium, interferindo no intercâmbio."
Ramatis, no livro Mediunismo, pela psicografia de Hercílio Maes, diz que "animismo, conforme explica o dicionário do vosso mundo, é o sistema fisiológico que considera a alma como a causa primária de todos os fatos intelectivos e vitais.
“O fenômeno anímico, portanto, na esfera de atividades espíritas, significa a intervenção da própria personalidade do médium nas comunicações dos espíritos desencarnados, quando ele impõe algo de si mesmo à conta de mensagens transmitidas do Além-Túmulo."
Elaine Saes
Bibliografia
- [ ] http://cebatuira.org.br/estudos_detalhes.asp?estudoid=876
- [ ] http://somostodosum.ig.com.br/clube/artigos.asp?id=2542

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.