terça-feira, 14 de novembro de 2017

Aula - Cap. XVII SEDE PERFEITOS -.E.S.E.




Jesus nos disse: - “Sede vos perfeitos, assim como também vosso Pai celestial é perfeito”.
 (Mt V 44-48)
Essa frase soa como algo impossível, como sermos perfeitos iguais a Deus se estamos mais próximo da nossa criação do que da perfeição. Por isso que é preciso aprender a tirar o ensinamento da lição e não irmos ao pé da letra. Devemos fazer o nosso melhor onde estivemos. Sempre!
Cada um de nós encarnados e desencarnados, estamos em um determinado grau de evolução e trazemos gravado na consciência qual deve ser nossa postura diante da vida, o que devemos ser e fazer para sermos perfeito como Jesus nos ensina.
Somos regidos por Leis Divinas e elas mantem a harmonia de tudo e de todos no Universo, amando a Deus e ao próximo, fazendo tudo aquilo que gostaríamos que nos fizessem, praticando a caridade pelo bem sem esperar recompensas, seremos homens de bem.
A essência da perfeição é a prática da Caridade.  Sem Caridade não há salvação, pois ela é a união de todas as virtudes que nos aproximam de Deus.
E todo homem de bem tem a fé em Deus, fé no futuro, sabe que tudo o que passa é para seu próprio bem, faz o bem ao próximo sem esperar recompensas, paga o mal com o bem, aprende com seus erros, sem melindres ou sentimento de auto piedade.
Todas as religiões têm como função despertar a religiosidade no ser pensante (o sentimento) Mas o espiritismo, ciência, filosofia e religião nos esclarecem e desperta a nossa razão, mostrando que a vida prossegue além da morte, que nos encontramos numa escola temporária que é a Terra em favor de nossa iluminação espiritual, que nosso corpo de carne é apenas uma vestimenta a desgastar-se a cada dia, que os trabalhos e desgostos do mundo são recursos educativos, que a dor é o estímulo às mais altas realizações, que a nossa colheita futura se verificará, de acordo com a sementeira de agora, que a luz do Senhor clarear-nos-á os caminhos sempre que estivermos a serviço do bem, que a justiça não é uma ilusão.  Com todos esses conhecimentos o bom espírita caminha trabalhando na sua transformação moral.  Sendo um terreno fértil onde as sementes produzirão bons frutos, como na parábola do semeador. Que diz:
Saiu o semeador para semear a sua semente. E quando semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada, e as aves do Céu a comeram. Outra caiu sobre a pedra; e tendo crescido, secou, porque não havia umidade. Outra caiu no meio dos espinhos; e com elas cresceram os espinhos, e sufocaram-na. E outra caiu na boa terra, e, tendo crescido, deu frutos...
Essa alegoria mostra que somos seres milenares e que passamos por estágios evolutivos.
O semeador é Jesus, as sementes são as palavras de Deus.
Ouve uma época em que nem demos ouvidos aos ensinos de Jesus (como as sementes no caminho que caíram foram pisadas e os pássaros comeram).
Ouve outra época em ouvimos os ensinos, porem não lhe demos atenção (como as que caíram sobre as pedras, por falta de terra, morreram).
Outra época ainda, ouvimos, começamos a dar atenção, porém as ilusões do mundo nos tiram à atenção, não tínhamos tempos para os ensinos (como as que cresceram com os espinhos, eles as sufocaram).
E agora nesta nossa fase, estamos ouvindo os ensinos, e queremos aprender com eles. Estamos nos esforçando para tal (assim como as sementes em solo fértil).
Nosso caminho é praticar a caridade, é não esmorecer diante das dificuldades é ter coragem, é termos moral conosco e com o próximo, é sermos virtuosos, tendo o bem dentro de nós, tendo qualidades, vencendo tudo que for em excesso, que  leva ao vício, buscando o equilíbrio emocional e material.
E quando sentirmos o peso das dificuldades, temos o recurso da prece sincera, nosso canal direto com a espiritualidade que está sempre disposta a nos auxiliar.
Ensinando-nos a viver no mundo sem sermos do mundo, com o pensamento sempre no bem.
Lembrando-nos que somos uma grande família e que é necessário que vivamos em sociedade, com suas lutas diárias, suas leis, junto com diversos espíritos de diferentes graus evolutivos, onde estaremos aprenderemos e ensinamos, ajudando o progresso em comum e do Planeta.
Nessa nossa caminhada não podemos esquecer que somos corpo, mente e alma. E que nosso corpo material está interligado com nossa alma que um influencia o outro.
É preciso que cuidemos de nosso corpo, com alimentos saudáveis, higiene diária, exercícios, descanso e lazer.
Que cuidemos de nossa alma com leituras edificantes, preces diária, bons sentimentos e pensamentos, trabalho voluntário no bem, nos imunizando de doenças, que dificultarão nosso caminhar.
Que sejamos gratos a Deus pela vida, que tenhamos sempre força, fé e coragem.
Graças a Deus.


Elaine Saes - Escola itaporã - Básico II 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua mensagem. Será publicada após aprovação.